la veritat vista á lupa da verdade

A verdade é ambígua e depende da nossa perspectiva, dos nossos dogmas, ou desejos. A nossa verdade é
sempre melhor do que a dos outros, é sempre mais verdadeira ou mais autêntica. Em nome
dela conduzimos a nossa vida, subordinamos as nossas escolhas...
e o que fariamos se de repente a nossa verdade não fosse mais verdade?

foto by C de M

Comentários

Anónimo disse…
Concordo, em absoluto. E em nome dessa "verdade" as pessoas lutam umas com as outras, a sociedade fragmenta-se em mil divisões e eternos conflitos...

"Que é a verdade?"

Essa é uma pergunta correcta? Quem de nós poderá responder? A maioria das vezes, é tão louco o que pergunta, como aquele que responde!Se me é permitido dizer muito pouco sobre a "verdade", parece-me que, de forma directa, não podemos ter consciência de qualquer Verdade. Podemos, e isso sim,tomar consciencia do que não é a Verdade. Creio, amigo, que a Verdade vai surgindo por subtracção da falsidade...vamos despedaçamdo essa falsidade e, naturalmente, toda essa Verdade vai se revelando. É absurdo falar da Verdade ou tentar descreve-la como um ideal,a partir de um qualquer conceito, pois que antes de tudo, temos de compreender a falsidade e a sua origem, em nós e nos outros. O problema, infelizmente, é que as pessoas estão ansiosas por descobrir o que é a Verdade. E ao mesmo tempo, estão habituadas com a mentira. No fim, acabam sempre por "colorir" o conceito de "Verdade" desde a raiz, com retóricas e contradicçoes. É pois com isso tudo, que erguem as suas nobres "verdades", os seus respeitáveis conceitos e sociedades ,ditas "civilizadas"... :)

Para terminar, não achas que devemos despedaçar todas as "verdades", para encontrar essa Verdade? Como vamos encontrá-la, cheios de opiniôes, de dogmas, de desejos, autoprojecçoes, avidez de recompensas...etc,etc? :)

Que deves fazer se de repente a tua verdade não for mais verdade?
Porque tens de fazer sempre alguma coisa? O que faças és sempre tu,e és sempre a tua verdade...o que nos cega é o desejo de atingir uma outra meta, um outro estado de ser,uma outra Verdade.... :)

Um abraço S.
C de M disse…
O ponto de partida para o post foi a observação que todos se intitulam detentores da verdade. começando nas instituições e acabando nas pessoas. A verdade é volátil, questionável e sobretudo permeável, e fortemente dependente
das nossas crenças, ideologias, conhecimentos e até aspirações e desejos. Quantas vezes não se enganou a ciência? limitada aos métodos de investigação ora existentes? a verdade de hoje será a verdade de amanhã?
daí a questão com que temina o post.

Um abraço

Mensagens populares deste blogue